Connect with us

Os 5 esportes mais praticados no Brasil

Times de Futebol

Os 5 esportes mais praticados no Brasil

Os 5 esportes mais praticados no Brasil

O brasileiro sempre foi apaixonado por esportes e, no mundo todo, sempre fomos conhecidos por fornecer grandes atletas em várias modalidades diferentes. No futebol, por exemplo, somos os maiores campeões mundiais e referência mundial em produzir e vender grandes jogadores para o mercado europeu.

Entretanto, não é só o futebol que é praticado no Brasil, muitos outros esportes, apesar de menos populares, possuem uma história muito rica em nosso país, angariando muitos fãs e representando muito bem o nosso país em campeonatos internacionais.

Em uma pesquisa realizada pelo IBOPE, podemos ter ideia do quanto as pessoas assistem a transmissões esportivas no país. A pesquisa classifica como super fã a pessoa que se declara “muito interessada” por um determinado esporte e, de longe, o futebol tem o maior número de fanáticos. No universo pesquisado, 42% se enquadram como um super fã de futebol, enquanto no vôlei a proporção é de 25%. Toda essa popularidade também se reverte em investimentos vindos de outros mercados, como é o caso das apostas esportivas, que investem em parcerias com importantes clubes e personalidades do esporte brasileiro ou no mercado de streaming, onde a Amazon Prime Video e a HBO Max estão lançando com exclusividade eventos esportivos em suas plataformas.

Abaixo, separamos os 5 esportes mais praticados no Brasil. Confira:

  • Futebol


Não tinha como abrir a lista sem falar do esporte mais popular do país. Estima-se que 30,5 milhões de brasileiros jogam futebol, dando o título de esporte mais praticado no país. A história da atividade dos pés começou em 1895, na Inglaterra, e assim iniciaram as fundações dos primeiros clubes. Registros mencionam que a primeira bola de futebol foi trazida ao Brasil em 1894 pelo paulista Charles William Miller.

De lá pra cá, o esporte cresceu exponencialmente, hoje é muito comum ver grupos de amigos se reunindo todas as semanas para jogar futebol, para se divertir ou mesmo para acompanhar os jogos pela televisão.

  • Vôlei


O voleibol, popularmente chamado de vôlei, se tornou conhecido no Brasil por volta de 1910. Porém, o primeiro clube profissional só foi fundado em 1923. O vôlei de quadra e o vôlei de praia são muito praticados no país, contando com 15,3 milhões de praticantes

O voleibol brasileiro acumula cinco títulos olímpicos nas quadras. Em 1992, 2004 e 2016, com a seleção masculina nos Jogos de Barcelona, Atenas e Rio de Janeiro, respectivamente, e em 2008 e 2012, com a seleção feminina em Pequim e Londres. Nas areias, três medalhas de ouro foram conquistadas.

  • Natação


A natação é provavelmente o esporte que as pessoas mais praticam, principalmente na infância, pois no Brasil é muito comum os pais matricularem seus filhos em aulas de natação desde muito novos, o que faz com que o país tenha muitos atletas muito bem-sucedidos da modalidade, como é o exemplo de Gustavo Borges, Cesar Cielo, Poliana Okimoto, Fernando Scherer, entre outros. Atualmente, cerca de 11 milhões de brasileiros praticam a modalidade.

  • Futsal


Cerca de 10,7 milhões de brasileiros praticam futsal, modalidade que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. Registram apontam que o esporte foi criado na cidade de Montevidéu, no Uruguai, em 1933. O Brasil possui uma grande tradição nesta modalidade, tendo revelado grandes jogadores, como Manoel Tobias e Falcão, que são dois dos maiores jogadores de todos os tempos.

  • Tênis de Mesa


Esse esporte é um dos mais praticados no Brasil, apesar de ainda não ser conhecido por muita gente. O tênis de mesa surgiu no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como pingue-pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa.

Dentro do país, temos atualmente 10 milhões de praticantes da modalidade e o maior ídolo brasileiro no esporte é o paulista Hugo Hoyama.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top