Connect with us

MP-SP lança inquérito para análise de casos de racismo no futebol

Em documento, órgão indica que "estádio não pode ser um lugar de permissividade, não pode ser uma terra sem lei"

Times de Futebol

MP-SP lança inquérito para análise de casos de racismo no futebol

MP-SP lança inquérito para análise de casos de racismo no futebol

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) abriu inquérito civil para a investigação de casos de racismo e outras alternativas de discriminação no futebol paulista. Sob responsabilidade do Gecradi (Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância), o inquérito contempla promotores da promotoria de Direitos Humanos e do Jecrim (Juizado Especial Criminal), responsável por casos relacionados ao Estatuto do Torcedor. As informações foram publicadas pelo site “ge.globo”.

“Estádio não pode ser lugar de permissividade, não pode ser uma terra sem lei. A atividade desenvolvida ali é lícita, um bem cultural, mas como em qualquer lugar, a lei impera e vige e deve ser aplicada nos mesmos termos do lado de fora do estádio”, relata o promotor Bruno Orsini, do Gecradi.
A proposta do inquérito, acima de tudo, é entender a motivação das ações racistas e quais as medidas foram implementadas para combater que elas acontecessem. Dessa maneira, ficaria definidas as responsabilidades e proposta de educação e prevenção. Até o momento, o prazo da investigação é de um ano.

“(No fim) a gente espera ter rastreado, junto às associações civis que atuam no futebol, os principais gatilhos de prática de racismo nos estádios. A partir da compreensão desses elementos, pensar estratégias para ter um olhar e atuação direcionados com vistas a debelar esses elementos. Para tornar o estádio um lugar seguro a todos que o frequentam, e especialmente a grupos vulneráveis”, acrescenta Orsini.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top