A Copa do Mundo do Catar está a seis meses de ter a largada dada. Nesse sentido, algumas seleções ainda avaliam o elenco final para disputar da competição. É o caso do Brasil, cujo qual o técnico Tite visa manter 50 atletas focados até anunciar a lista final para o torneio.
Entre os jogadores que já passaram e que podem passar pela equipe, um deles é o atacante Roberto Firmino. Figura fora do baralho da Seleção, o atleta do Liverpool não participa de um jogo desde a decisão da Copa América, contra a Argentina, há um ano.
Por meio de vídeo, Tite conversou e explicou algumas questões a Firmino. O bate-papo ocorreu na semana passada, após o anúncio da convocação para os próximos amistosos.
“Na quarta passada, fizemos uma vídeochamada com o Firmino antes do jogo com o Southampton (2 a 1 para o Liverpool, e Firmino entrou nos minutos finais apenas). Porque você tem que olhar nos olhos para esse tipo de conversa. Ele tem que saber que ainda o seguimos, que sabemos o quão habilidoso ele é e que sabemos tudo sobre sua recuperação. Devemos encorajar pelo menos 50 jogadores dentro e fora do Brasil a continuar trabalhando mais”, explicou o treinador, em entrevista ao The Times.
Para o mesmo setor, a seleção brasileira conta com diversos atletas para a posição de beirada de campo. Situação contraria à convocação para a Rússia, quando, inclusive, precisou improvisar alguns atletas na função.
Nesta edição do Mundial, o Brasil tem as opções de: Vinicius Junior e Gabriel Martinelli, Raphinha, Rodrygo e Antony (em recuperação de lesão, mas que deve garantir uma vaga no Catar).
“Temos variações que foram testadas, o que não tínhamos na Rússia”, frisou o técnico. “São atacantes com muita velocidade, habilidade e qualidade técnica, que nos ajudam não apenas nas variações táticas, mas também em termos estratégicos, quando você olha para as cinco substituições permitidas. Imagine você é lateral-esquerdo, de frente para a Raphinha, o jogo inteiro no seu corredor. Então, aos 60 minutos, com as pernas já inchadas de cansaço, você vê o Antony aquecendo. Você provavelmente vai falar: ‘Meu Deus, não!’, brincou Tite.
Dentro de campo, o Brasil fará mais testes, contra Coreia do Sul, no dia 2 de junho e Japão quatro dias depois.
https://twitter.com/CBF_Futebol/status/1527304250904088576