A fase de grupos da edição 2022 da Copa do Nordeste está a poucas horas de definir os participantes do mata-mata a partir das quartas de final. Na última e 8ª rodada, oito partidas acontecem, simultaneamente, neste sábado (19), às 17h45. Dentro desses duelos, sete times disputam vagas na antepenúltima fase do torneio regional.
Diante da comparação entre os grupos A e B, a chave mais acirrada é a B, onde cinco clubes brigam por duas vagas: Botafogo-PB, Náutico, Bahia, Sousa-PB e Altos-PI.
Vale lembrar que, o atual campeão da competição, o Esquadrão de Aço chegou até a rodada decisiva fora do G-4.
Pela chave A, o participante inédito do Nordestão – Atlético de Alagoinhas – acumula favoritismo para carimbar uma vaga. Até o momento, somou 10 pontos contra sete do Sampaio Corrêa (5°).
No mais, outras cinco agremiações já estão fixadas nas quartas. Fortaleza, CSA e Sport, pelo grupo A; e Ceará e CRB, pela chave B. Ainda assim, todas essas equipes possuem motivações em comum.
Os times que avançaram na 1ª ou 2ª colocação vão deter a vantagem do mando de campo nas quartas de final, a ser disputada em jogo único.
Enquanto na primeira chave, apenas a Bolívia Querida, dos times que estão fora do G-4, tem chance de classificação, no grupo B, além do Tricolor Baiano, o Dinossauro Verde do Sertão e o Jacaré, com 10 e 9 pontos, respectivamente, precisam vencer e secar os adversários diretos na luta por uma vaga na próxima fase.
Um fato interessante é que, caso vença o Sousa-PB, no estádio Carneirão, o Carcará pode assumir a liderança, uma vez que o Tricolor do Pici seja derrotado para o Galo de Pajuçara, na Arena Castelão.