O River Plate, da Argentina, identificou o torcedor que arremessou uma banana rumo a torcida do Fortaleza, na partida válida pela 2ª rodada da Copa Libertadores da América 2022. A partida aconteceu na última quarta-feira (13), no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.
Mediante a identificação, o homem vai ser convocado para manifestação e começo do processo judicial.
De acordo com o Diário Olé, a detecção do agressor aconteceu em função da análise de imagens gravadas em vídeo da ação.
Em suma, a punição específica será determinada conforme os procedimentos internos forem sendo concluídos.
A cena foi registrada por um torcedor presente na praça esportiva e, consequentemente, publicada e disseminada pela página do jornalista Alanio Pereira no Twitter.
Nesse sentido, há expectativa da aplicação de uma punição aguda ao agente.
Do contrário, o clube argentino aguarda uma sanção que a equipe vai ser notificada por essa manifestação da torcida.
Conforme o regulamento da Conmebol, uma sanção pode acontecer ao clube por manifestações da torcida que possa “agredir a dignidade humana de outra pessoa ou grupo de pessoas, por qualquer meio, por motivos de cor da pele, raça, sexo ou orientação sexual, etnia, idioma, credo ou origem”.
Segundo o Código Disciplinar da entidade máxima do futebol brasileiro, a punição mínima é de 30.000 dólares (aproximadamente R$ 141 mil).
Em outra ocasião, o Defensa Y Justicia acabou acionado por causa de atos racista dos apoiadores da equipe argentina contra o Santos, na mesma competição.
No Grupo F do torneio, o River é o líder ao lado do Colo-Colo. Já o Fortaleza figura na lanterna, sem pontuação até o momento.