A Copa do Brasil 2022 vai conhecer, na tarde desta segunda-feira (28), às 15h, os duelos da sua terceira fase. O sorteio está marcado para acontecer na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro.
Com 32 clubes inseridos, serão dispostos 16 partidas de ida e volta. Das fases antecedentes da competição nacional, 20 clubes permanecem em ação.
São eles: Altos-PI, Atlético-GO, Azuriz, Brasiliense, Ceará, Ceilândia, Coritiba, Cruzeiro, CSA, Cuiabá, Goiás, Juazeirense, Juventude, Portuguesa-RJ, Santos, São Paulo, Tocantinópolis, Tombense, Vila Nova e Vitória.
Além deles, outras 12 agremiações vão entrar nessa etapa. Acima de tudo, nove delas representam o Brasil na Copa Libertadores da América.
Assim como o atual campeão brasileiro Atlético Mineiro, o compatriota do Galo, América-MG, o Athletico-PR, o Red Bull Bragantino, o Corinthians, o Flamengo, o Fluminense, o Fortaleza e o Palmeiras também vão participar.
Do mesmo modo, nessa etapa, os campeões regionais também começam a disputar a Copa BR. Campeão do Norte, o Remo, assim como o Bahia, detentor da Copa do Nordeste, e o Botafogo, vencedor da Série B, vão disputar.
Os potes do sorteio levam em avaliação o ranking de clubes da CBF. Os times do pote 1 vão enfrentar os do pote 2.
De acordo com o regulamento, caso haja uma vitória para cada lado, o saldo de gols valerá como critério de desempate, sem gol qualificado fora de casa.
O atual campeão da Copa do Brasil é o Atlético-MG. Bicampeão, o Galo venceu o Athletico-PR por 4 a 0, no jogo de ida, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Na volta, outro triunfo, desta vez com o placar de 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba (PR).
Com o feito, o time do técnico Cuca, na ocasião, conquistou a tríplice coroa, pois já havia vencido o Campeonato Mineiro e o Brasileirão do ano passado.
VEJA OS POTES (CONFORME O RANKING DA CBF):
POTE 1
- Flamengo (1º)
- Palmeiras (2º)
- Atlético-MG (3º)
- Athletico-PR (5º)
- Santos (6º)
- São Paulo (7º)
- Fluminense (9º)
- Corinthians (10º)
- Fortaleza (11º)
- Bahia (12º)
- Ceará (13º)
- Cruzeiro (14º)
- América-MG (15º)
- Atlético-GO (17º)
- Botafogo (18º)
- Bragantino (20º)
POTE 2
- Cuiabá (22º)
- Goiás (23º)
- Juventude (24º)
- Vitória (25º)
- Coritiba (26º)
- CSA (30º)
- Vila Nova (31º)
- Remo (42º)
- Tombense (49º)
- Juazeirense (59º)
- Brasiliense (63º)
- Altos (66º)
- Portuguesa-RJ (122º)
- Tocantinópolis (146º)
- Ceilândia (169º)
- Azuriz (sem colocação)