O clássico envolvendo Flamengo e Palmeiras, projetado para acontecer neste sábado (28), pela final da Supercopa do Brasil, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, está dotado de elementos provocadores de boas expectativas. Um deles está relacionado às linhas de impedimento.
No dia da partida, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o novo modelo de árbitro de vídeo (VAR) com linhas mais grossas de impedimento. Acima de tudo, a intervenção favorece os jogadores que jogam na posição de ataque e, como possibilidade, o número de gols anulados por posição fora de jogo poderá ser reduzido.
Inicialmente, o alargamento dessa linha já correspondia a um pedido dos clubes à Fifa e à comissão de arbitragem da CBF desde 2021. Após o duelo, que ocorrerá em Brasília, a ferramenta será aplicada durante todo o ano de 2023. Até o momento, as linhas de impedimento possuem um pixel no monitor, o que possibilita o apontamento de impedimentos milimétricos.
Todavia, com essa novidade, o VAR vai passar a usar as famosas linhas mais grossas e, se elas estiverem uma sobre a outra, o jogador que busca o ataque estará em posição válida. Nesse sentido, a medida já é empregada desde a temporada de 21/22 pela Premier League.