A Liga dos Campeões pode ter uma nova formatação na semifinal da competição. De acordo com o jornal britânico The Times, a Uefa e a Associação dos Clubes Europeus (ECA) objetivam realizar a decisão do torneio em uma sede única, com a penúltima e última fase acontecendo em apenas um jogo.
Nesse sentido, a modificação aconteceria a partir da temporada 2024/25, caso seja realmente adotada.
O projeto é visto com bons olhos há dois anos, quando, eventualmente, a fase decisiva da Liga dos Campeões aconteceu em Lisboa, por causa da paralisação originada pela pandemia do coronavírus.
Na ocasião, as quartas de final, a semi e a final foram realizadas na capital portuguesa.
Para a decisão ser efetivada, além da aprovação pelas duas entidades, será necessário o apoio das ligas nacionais.
O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, e o gestor da ECA, Nasser Al-Khelaifi, que também é mandatário do PSG, mostraram posicionamentos positivos à alteração.
Em suma, o objetivo é promover uma semana especial em uma única sede para chamar atenção dos torcedores e turistas aos dois duelos da semifinal e ao confronto da Liga dos Campeões.
Inicialmente, a projeção é de que, no mínimo, 100 mil pessoas sejam atraídas. Nesse caso, cidades de grande porte, como Londres, Paris, Madri e Berlim seriam alternativas para o final four da competição.
Por fim, a nova formatação do torneio engloba 36 clubes e uma fase inicial com 10 partidas.