A despedida de Lionel Messi das Copas do Mundo acabou com chave de ouro. Na tarde deste domingo, 18, a Argentina venceu a França na cobrança de pênaltis por 4 a 2, no estádio Lusail. Após o empate em 3 a 3, os hermanos levantaram a taça do Mundial e conquistaram o tricampeonato mundial.
Com o resultado, os argentinos faturaram 42 milhões de dólares, contra 12 milhões a menos conquistados pelos marroquinos. De modo geral, a equipe do craque Messi venceu dois jogos e perdeu um pelo Grupo C, enquanto o time do outro craque Mbappé liquidou dois confrontos e perdeu um.
Na etapa do mata-mata, a Argentina venceu quatro – uma em cobrança de pênaltis.Por outro lado, a França triunfou três vezes e perdeu uma.
No jejum do título da Copa do Mundo desde 1986, os hermanos voltaram a levantar o caneco do torneio neste ano. Acima de tudo, a equipe supera França e Uruguai, que possuem dois troféus cada. Somente o Brasil e a Alemanha, com cinco e quatro, respectivamente, deixam a Argentina longe do pódio de maior vencedora.
Guiada pela necessidade de entregar o título ao melhor jogador do futebol na atualidade, a Argentina começou a partida melhor neste domingo. Com a maior posse de bola e intensidade no campo adversário, o time abriu o placar aos 23 minutos, com Messi cobrando um pênalti com extrema categoria.
Em seguida, Mac Allister encontrou Di Maria livre dentro da pequena área para empurrar ao fundo da rede de Lloris. O resultado diminuiu somente no segundo tempo, quando o astro francês empatou também em uma penalidade. Um minuto após o gol, os Azuis chegaram novamente com Mbappé, que tabelou com Thuram, e finalizou bonito para o fundo da meta de Martinez.
Na prorrogação, Messi novamente mostrou ser protagonista e marcou o gol que levaria a vitória. Porém, Mbappé resolveu estragar a festa e marcar seu terceiro gol no jogo, configurando o hat-trick.
Já nos pênaltis, Mbappé e Muani marcaram para a França, enquanto Coman e Tchouaméni não balançaram as redes. Do contrário, Messi, Dybala, Paredes e Montiel fecharam a conta e decretaram o título histórico dos argentinos.