“Depois de algum tempo refletindo, gostaria de comunicar que decidi encerrar oficialmente a minha carreira como jogador de futebol profissional. Nesse momento, só me resta agradecer primeiramente a Deus por Ele ter me capacitado e me conduzido aos patamares mais altos que o esporte pode oferecer. Muito obrigado também a todos os clubes pelos quais passei. Sempre levarei vocês e seus torcedores em meu coração”, publicou.
Revelado pelo Joinville, onde se tornou profissional no time em 2006, Ramires chegou ao Cruzeiro em 2009, quando chegou a ser negociado com o Benfica, de Portugal. Posteriormente, o meia defendeu o Chelsea. Já pela agremiação inglês, ele faturou grande setor dos títulos da carreira, como a Liga dos Campeões.
De 2016 a 2019, Ramires atuou no Jiangsu Suning, da China. Ao Brasil, ele voltou em 2019, para vestir o manto do Palmeiras. Pela Seleção, Ramires também disputou uma Copa América (2011) e foi campeão da Copa das Confederações de 2009.
“Gratidão também à Seleção Brasileira de Futebol por ter me proporcionado o prazer de disputar duas Copas do Mundo, o que foi a realização de um sonho.”