O Atlético de Madrid emitiu um comunicado, na última terça-feira (20), onde condenou os cânticos e manifestações racistas dos torcedores do clube contra Vinicius Júnior. O fato ocorreu na derrota para o Real Madrid, disputado no último domingo (18), no estádio Metropolitano, pelo Campeonato Espanhol.
Por meio do comunicado oficial, a diretoria dos Colchoneros garantiu que ajudará as autoridades na identificação dos torcedores e, consequentemente, vai expulsar os que sejam sócios do Atleti.
“O Atlético de Madrid condena fortemente os cânticos inadmissíveis que uma minoria de fãs fez do lado de fora do estádio antes do dérbi. O racismo é um dos maiores flagelos da nossa sociedade e, infelizmente, o mundo do futebol e dos clubes não está livre de sua presença. Nosso clube sempre foi caracterizado por ser um espaço aberto e integrado de fãs de diferentes nacionalidades, culturas, raças e classes sociais, e alguns não podem manchar a imagem de milhares e milhares de atleticanos que apoiam sua equipe com paixão e com relação ao rival”, cita um trecho do comunicado.
Durante e no pré-jogo contra os Merengues, os torcedores do Atlético de Madrid chamaram o atacante brasileiro de macaco. Nas redes sociais, os cânticos foram registrados e amplamente divulgados, e a Rádio Cadena Cope captou gritos racistas do lado de dentro enquanto a bola estava rolando.
“No Atlético de Madrid, temos tolerância zero com o racismo. O nosso empenho na luta contra esse flagelo social é total e não vamos parar até o eliminarmos. (…) Deixando claro mais uma vez nossa mais forte condenação a esses eventos, que não têm a menor justificativa, acreditamos que o que aconteceu nos dias que antecederam o dérbi é inadmissível“, acrescentou.