Connect with us

Fifa lançará impedimento 50% automatizado no Mundial do Catar 2022

Na última quinta-feira (30), entidade máxima do futebol internacional oficializou a aplicação da nova tecnologia para antecipar as marcações

Futebol Internacional

Fifa lançará impedimento 50% automatizado no Mundial do Catar 2022

Fifa lançará impedimento 50% automatizado no Mundial do Catar 2022

A Copa do Mundo de 2022 contemplará uma nova ferramenta da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Na última quinta-feira (30), a entidade máxima do esporte mundial oficializou a aplicação da tecnologia com o intuito de ampliar a eficiência e rapidez das marcações de impedimento.

Intitulado de “impedimento semiautomático”, o aparelho visa diminuir a resolução do impedimento de 20 a 25 segundos – visto que, atualmente, eles levam em média 70 segundos. De acordo com informações do site ge.globo, os aspectos de funcionamento compreendem algumas perspectivas.

As bolas utilizadas no Mundial vão possuir um sensor, que permitirá  ao sistema saber o momento exato do contato com o jogador que aplica o passe na bola. Os estádios comportarão 12 câmeras instaladas no estádio, que estarão conectadas ao mesmo sistema, e vão rastrear a posição de cada atleta.

Nos casos que houve um jogador impedido que participe do lance (no toque da bola), uma luz acenderá na cabine do VAR. Um operador exclusivo para essa função estará dedicado para esse tipo de lance.

Um dos detalhes mais interessantes dizem respeito à exibição da animação em 3D do lance ao público nos estádios e telespectadores nas transmissões de TV. Por outro lado, a nova tecnologia sequer será usada quando o atleta em impedimento tocar a bola.

No caso dos impedimentos marcados em função de interferência no campo do goleiro, por exemplo, permanecem sob decisão única do árbitro de campo. Em outro momento, a Fifa aplicou a tecnologia em duas competições: a Copa Árabe, no término de 2021, e Mundial de Clubes, no início de 2022.

Conforme o chefe do departamento de arbitragem da Fifa, Pierluigi Collina, a ferramenta se encontra no estágio ideal para ser usado.

“É importante dizer que a decisão continua sendo dos árbitros. Os árbitros não serão substituídos por robôs. Ou então quem estaria aqui explicando isso a vocês seria um engenheiro, e não eu”, analisou Collina, responsável pela arbitragem da final da Copa do Mundo de 2002, em entrevista coletiva.

O Mundial do Catar está previsto para acontecer no período de 21 de novembro a 18 de dezembro deste ano. O jogo de abertura será entre Senegal x Holanda, às 7h, no estádio Al Thumama. A Seleção Brasileira inicia sua caminhada três dias depois, contra a Sérvia, às 16h, no Lusail Stadium.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top