A contratação de jogadores para um clube europeu envolve uma estratégia inusitada: a utilização de uma ferramenta de inteligência artificial. O Sevilla, da Espanha, concretizou um acordo com a IBM para usar o processo de captação de reforços para o clube espanhol. Chamada de “Scout Advisor”, a ferramenta será usada na base de dados que o Sevilla possui para identificar e analisar possíveis reforços.
No meio das características analisadas, estão, por exemplo, altura, peso, velocidade, gols marcados e minutos jogados. Junto a isso, a ferramenta usará modelos de linguagem para gerar resumos descrevendo os jogadores analisados.
Com base nessa estratégia, os observadores do Sevilla vão poder escrever um prompt, detalhando o que buscam em um jogador. Ciente disso, a ferramenta responderá com uma lista de nomes que se encaixam na descrição.
“Estamos empolgados, porque este projeto pode mudar o jogo para o Sevilla e para toda a indústria de esportes. Nosso time de observadores e analistas está comprometido a achar os melhores jogadores para o nosso time e construíram uma base de dados impressionante com relatórios de jogadores. Agora, podemos utilizar essa informação no seu potencial total”, detalhou José María del Nido, presidente do Sevilla.