Após conquistar o vice-campeonato da Copa do Mundo da Rússia em 2018, quatro anos depois a Croácia faturou o terceiro lugar do torneio, realizado desta vez no Qatar. Em duelo contra o Marrocos, sensação do Mundial deste ano, os europeus venceram o confronto por 2 a 1, no estádio Internacional Khalifa, em Doha.
Com o resultado, os croatas faturaram 27 milhões de dólares, contra dois milhões a menos conquistados pelos marroquinos. De modo geral, a equipe do craque Modric venceu um e empatou dois pelo Grupo F, enquanto o time de revelações como Ounahi e Ziyech faturou dois jogos e empatou um.
Na etapa do mata-mata, o Marrocos venceu duas – uma em cobrança de pênaltis – e perdeu duas partidas. Por outro lado, a Croácia triunfou três vezes – uma vitória em cobranças.
De modo geral, todo o duelo teve certo equilíbrio, mas, em alguns momentos. Contudo, o placar foi alterado no início da partida. Em jogada ensaiada, Perisic recebeu passe numa cobrança de falta, desviou para o miolo da zaga e Guardiola anotou o primeiro do confronto aos 6 minutos.
Com fome de vencer, Marrocos empatou após dois minutos, quando também em cobrança de faltas. Dari subiu livre próximo a Livakovic e deixou tudo igual. Ainda cabia caixa para mais, quando Orsic, surpreendentemente, finalizou bonito acertando um golaço na coruja de Bono. Em seguida, os dois arqueiros chegaram a trabalhar, porém o marcador permaneceu inalterado.