O duelo mais disputado das oitavas de final aconteceu na tarde desta segunda-feira, 5, no estádio Al Janoub. Japão e Croácia mediram forças e o jogo acabou empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas, nos pênaltis, os europeus avançaram com três gols contra um dos asiáticos. No tempo regulamentar, os tentos foram marcados por Maeda (Japão) e Perisic (Croácia).
Com o resultado, a Croácia vai enfrentar o vencedor do duelo entre Brasil e Coreia do Sul, na próxima sexta-feira, 9, às 12h (horário de Brasília), no estádio Cidade da Educação. Do contrário, o Japão sai do torneio com dois triunfos e duas derrotas até as oitavas de final.
Parelho durante praticamente todos os 90 minutos, os nipônicos tentaram o gol desde o começo da partida. E foi assim que abriram o placar: Maeda finalizou após um desvio de Yoshida, em uma jogada trabalhada de Doan, aos 42 minutos do primeiro tempo. A etapa acabou com a paciência e soberania do Japão, que jogou no contra-ataque.
Na volta do intervalo, a Croácia voltou mais compacta e efetiva. Tanto é que o tento de empate saiu aos 9′. Perisic cabeceou no meio dos zagueiros, depois que Lovren o achou na pequena área. O jogo acabou indo para a prorrogação. O lance de maior perigo aconteceu no minuto 14, com uma finalização forte de Mitoma.
Já nos pênaltis, o Japão viu o goleiro Livakovic defender três cobranças, marcou um gol, mas a Croácia cresceu e apresentou as credenciais do vice-campeonato da Rússia-2018, que balançou a meta de Gonda três vezes.