V43: Por Dentro Todo Mundo É Vermelho

O processo criativo da marca V43 foi realizado da melhor maneira possível. Tive todo apoio por parte da diretoria do Vila, do marketing e dos responsáveis pela loja oficial do clube, a Nação Colorada. Para a entrega final dos uniformes, referentes à temporada 2020, a parceria estratégica com a Tommer, responsável pela confecção de todo o enxoval.
O momento atual do Vila Nova é um divisor de águas, o clube encontra-se em reconstrução, literalmente, com as obras iniciadas no Oba, seu estádio. A nova gestão formada pelo presidente Hugo Jorge Bravo está realmente empenhada em reerguer o Vila, que possui umas das torcidas mais apaixonadas do Brasil. Foi uma satisfação enorme participar desse momento histórico do clube.

Preliminares

Todo projeto que envolve paixão, tradição e possui objetivos claros de sustentabilidade e expansão, deve ser executado com muita sensibilidade, além de todo o conhecimento possível relacionado à história da instituição, produto, empresa ou serviços envolvidos. Se for um clube de futebol então, o resultado entregue precisa fazer sentido para o seu torcedor, respeitar os símbolos que são sagrados e contemplar novos nichos de mercado.
Mas como equilibrar lastro e inovação?
Por meio da Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus, onde o Futbox trabalha a identidade visual dos clubes de futebol como ferramenta de geração de valor e receita. Foi dessa forma nos projetos realizados anteriormente: o rebranding do escudo do América-MG e a criação da marca própria – Sparta – e de todo o enxoval do Coelho para a temporada passada (2019).
Metodologia dos 3Ts: Tradição, Torcida e Troféus

V43: Concepção
O nome vem antes da parte gráfica 99% das vezes. É necessário assegurar que esse nome seja a essência do conceito estabelecido para o projeto. É a etapa mais delicada, pois envolve registros junto ao INPI e domínios disponíveis na internet, além de significados que não podem se relacionar com ações promovidas por outros clubes, em qualquer tempo passado. Precisam ser inéditos e eficientes para alcançarem todos os objetivos, institucionais e comerciais, definidos pelos gestores do clube.
O torcedor: ponto de partida. Sempre.
O ponto de partida para a criação da marca V43 foi a comunicação que o Vila Nova utilizava com o seu torcedor, desde o início de 2019: a hashtag #SerVermelho, a cor oficial do clube. A partir desse posicionamento apresentei o nome da marca acompanhado do slogan de lançamento: “V43 – Por Dentro Todo Mundo É Vermelho”. Algo inquestionável.
A proposta veio junto com a memória descritiva ou defesa, como costumam dizer, onde constavam as razões para a escolha:
1) Fortalecimento e elevação do posicionamento nas redes socias do clube: #SerVermelho;
2) Letra inicial da marca = à inicial do Clube = à inicial da sua cor oficial (vermelha);
3) Síntese gráfica entre Vila, Vermelho e a sua data de fundação.
O design foi a segunda fase e se pautou em sintetizar graficamente o conceito validado, com linhas fortes e harmônicas entre a letra V, que pode significar tanto Vermelho, como Vila, e os numerais 4 e 3 referentes à data de fundação do clube: 1943.

Abaixo algumas telas que fizeram parte da apresentação da marca:

Processo Criativo: Design V43
Processo Criativo: Design V43
Processo Criativo: Design V43
Processo Criativo: Design V43
Relação: Instituição, Clube, Marca Própria e Selo
Posicionamento: V43 – Por Dentro Todo Mundo É Vermelho
Numeração V43 – 2020
V43 – Por Dentro Todo Mundo É Vermelho

Repercussão na imprensa

A marca foi muito bem recebida pelos torcedores do Vila e impressa. Abaixo alguns veículos onde a V43 virou notícia:
– Exame
– MKT Esportivo
– Mantos do Futebol
– Máquina do Esporte
– O Popular
– Entretenimiento Bit (Uruguai)
– Blog Cleuber Carlos

Lançamento da V43

No dia 20 de janeiro de 2020, segunda-feira, o Vila Nova Futebol Clube lançou sua nova marca própria de material esportivo: a V43, junto com todo o enxoval para a temporada 2020, desenvolvido pela Tommer.
Foi um sucesso. O evento aconteceu na Boate Vilão Premium, melhor nome impossível, em Goiânia. Um pouco do que foi a noite de lançamento:
Boate Vilão Premium
Galeria de troféus do Vila (entrada)
Expectativa para o lançamento
Apresentação da marca V43 (Foto: Cleuber Carlos)
Enxoval 2020 – V43 (Foto: VNFC | Divulgação)
Enxoval 2020 – V43 (Foto: VNFC | Divulgação)
Enxoval 2020 – V43 (Foto: VNFC | Divulgação)
Fila para comprar o manto sagrado V43

Conhecimentos estratégicos

Para o desenvolvimento de projetos relacionados ao futebol, principalmente vinculados aos clubes, precisamos de dois conhecimentos estratégicos: o primeiro diz respeito ao branding, já o segundo é um pouco negligenciado por algumas instituições, trata-se do conhecimento histórico: ser um historiador ou pesquisador do futebol.
É fundamental que uma marca esportiva se relacione com o mundo contemporâneo e com os hábitos digitais/valores do seu público-alvo. Por isso agências premiadas, com grande knowhow no primeiro, apresentam aos clubes e marcas com ativação no futebol, soluções ou campanhas equivocadas, pois não possuem o segundo.
Trabalhar em equipe é o segredo, cada um com sua inteligência emocional e capacitação profissional para a entrega final do produto.

V43 – Por Dentro Todo Mundo É Vermelho

• Teaser de lançamento da marca:

Gostaria de agradecer a todos os envolvidos na concepção e no lançamento da marca V43 pela oportunidade e honra em desenvolver o projeto: Presidente Hugo Jorge Bravo, Vice-presidente Vinicius Cirqueira, 2º Vice-presidente Leandro Bittar, Diretor de Marketing Murilo Reis e equipe, João Júnior e Estevão Moura da loja oficial Nação Colorada e ao parceiro Rodrigo Tolledo, fundador da Tommer, responsável pelo belo enxoval 2020 do Tigrão.

• A página do Vila Nova FC no Portal Futbox.com
• Saiba mais sobre a Medotologia dos 3Ts, o processo de trabalho em parceria com o marketing dos clubes, os cases e muito mais AQUI.

#V43 #PorDentroTodoMundoÉVermelho

Fonte: FutBox