Para Cruzeiro, proximidade com torcida supre custos com plataforma de match day

A retomada do futebol traz aos clubes o desafio de gerar conteúdos para minimizar a ausência e a saudade dos torcedores, que ainda não podem frequentar os estádios devido à pandemia do novo coronavírus. Mas as investidas em inovações geram também custos com a contratação de profissionais capacitados em mídias sociais e plataformas capazes de suportar a demanda produzida pela paixão que é o mundo esportivo.  Não é nenhuma novidade a situação complicada que o Cruzeiro atravessa financeiramente. E qualquer custo extra interfere na receita final da Raposa. Apesar disso, o clube garante, por meio de Rodrigo Moreira, superintentendente de inovação e digital, que a medida é extremamente válida e positiva, pois o pensamento da nova diretoria é trazer o torcedor para o centro das ações que serão tomadas.  “Isso gera um custo, mas nesse caso ele resolve dois problemas nosso. Primeiro é que na nossa estratégia temos que pensar no torcedor no centro de tudo. O torcedor está chateado, estou tão indignado quanto ele pelo que foi feito com o Cruzeiro, mas para ele nos ajudar nessa construção, eu preciso que ele esteja engajado. A gente precisa produzir conteúdo e experiências nas redes, isso vai nos custar dinheiro, mas a gente tem o retorno um: de proximidade com o torcedor, isso paga a conta inteira porque se a gente tiver o torcedor conosco, temos chances de voltar a ser gigantes como sempre fomos, as chances ficam 100% garantidas. E o motivo dois: a gente tem incentivos comercias”, explicou Rodrigo Moreira, em entrevista à rádio Super 91;7 FM. O dirigente do Cruzeiro ainda destacou a importância dessa participação da torcida para impulsionar os parceiros comerciais que o clube possui e também agregar outros, auxiliando na venda de mais propriedades para o clube e outros incentivos.  “Se temos sete milhões de fãs nas redes sociais, se eu engajo esses fãs, com certeza, eu abro espaço para os meus parceiros comerciais, antigos patrocinadores, para que eles gerem ativações e interações com esse público. Aí a conta fecha de uma maneira muito legal”, observou Rodrigo Moreira.  Para o jogo específico contra a URT, neste domingo, às 11h, o Cruzeiro criou uma plataforma específica no domínio https://tocomsaudade.cruzeiro.com.br/ em que oferta ao jogador conteúdos exclusivos, além da transmissão, sem imagens, da partida. Categorias de sócio cativo já possuem acesso garantido à plataforma, enquanto os demais torcedores adquirem um ingresso virtual no valor simbólico de R$ 10. É a alternativa que o clube encontrou para proporcionar uma experiência exclusiva ao torcedor.  O clube vai abrir a transmissão no domingo com uma live da dupla sertaneja Diego e Victor Hugo. Na noite desse sábado, o Cruzeiro publicou em seu perfil no Twitter que estava fazendo uma força-tarefa para conseguir atender toda a demanda de compra e liberação de usuários que adquiriram o serviço via boleto bancário. A plataforma pode se tornar um canal fixo do clube até mesmo pós-pandemia, gerando mais uma forma de receita. Em parcial divulgada na última noite, o clube já havia vendido 4.500 ingressos virtuais.

 

Fonte: O Tempo